sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ainda Te Espero Chegar -- A Demora em Receber um Doll





Doll novo é uma delícia, né? 

 A satisfação de efetuar a compra, dar tudo certo e realizar o sonho do doll que tanto queria, é maravilinda pra qualquer colecionador. E pra mim não é diferente. 

 Só que acaba aí, porque tenho que confessar que eu DETESTO, DETESTO esperar por um doll. Pra mim é a pior parte e um dos motivos (fora o $$$) que me faz ter menos vontade de comprar novos dolls. 

 Não é só pela espera de algumas lojas, que demoram cerca de um a dois meses (embora já soube de um caso em que a Soom demorou nove meses pra enviar um doll limitado o.o), mas também pela morosidade dos nossos serviços da Receita Federal e do descaso de nossos Correios

 Geralmente, quando compramos um doll, pedimos o envio pelo sistema de EMS e as lojas optam por esse tipo de envio quase sempre. Existem bons motivos pra isso: A segurança, o número de rastreio e a velocidade de entrega. 

 Obviamente é do interesse da loja que o doll chegue seguro e rápido pro cliente, pra não receber futuras reclamações. Assim como é do interesse do cliente, mesmo que pagando mais pelo EMS, ter esse tipo de serviço.

 Mas pra quem mora no Brasil o EMS acaba sendo apenas um serviço caro e tão (ou mais) demorado que o envio registrado (Priority), que demora uns 12-15 dias pra chegar no país.

 O motivo é que os servidores da Receita Federal realmente recebem nosso dolls em 3-5 dias e pra saber que sim, basta consultar o seu track number (número de rastreio). O problema é que quando colocam a mão na nossa caixa, ela fica lá, parada entre a pilha de produtos importados durantes dias ou até mesmo mês.

 Graças ao aumento de compras de produtos importados que nós brasileiros estamos realizando pela web, o volume de entrada de pacotes aumentou consideravelmente. Em contraponto, não há trabalhadores suficientes pra cuidar da demanda. Fora o nosso total conhecimento da falta de vontade que muitos servidores públicos possuem de não trabalhar. Quando mais puder empurrar com a barriga, melhor. 

 Basta ir em qualquer estabelecimento publico pra constatar como nos tratam mal, como se nos tivessem fazendo um favor.

 Se o seu doll for taxado então, aí que vai demorar mesmo pra ser liberado.

 Já tive uma doll parada por quarenta dias na Receita Federal de São Paulo. E pra retirar, a  amiga com quem fiz a compra, precisou ligar e ir pessoalmente resolver a questão. Tanta burocracia e na hora de vermos o resultado de nossos gastos em impostos nada, né?

 Enfim... depois que a Receita resolve te fazer o 'favor' e te dar a 'esmola' de liberar a sua caixa, ela vai pra agência destinada a recebê-la e despachá-la pra sua casa. Se não for taxada. Mas já tive surpresas BEM desagradáveis com os Correios quando tive uma head não taxada que não me foi entregue em mãos. Alegaram que não havia ninguém pra recebê-la (mentira, pois no dia constado eu passei todo o tempo em casa) e despacharam a head pra uma agência da Penha.

 Se vocês fizerem uma consulta no Googole Maps entre o bairro Lins de Vasconcelos (onde eu morava) e a Penha, verão a distancia esdruxula que tive que percorrer e o quanto precisei gastar num taxi pra pegar a head que não foi taxada (ou seja, nenhuma vantagem, já que morri numa grana lerda do taxi). 

 Mas houveram casos que meus itens não taxados foram distribuídos por agências diversas como Meyer, Engenho Novo, Lins... Nunca iam pra mesma agência. 

 Se o seu item for taxado, geralmente vai pra uma agência central pra esperar o pagamento da taxa e liberação. O caso é que aí demora ainda mais, já que a agência recebe o doll, mas demora cerca de três dias, no mínimo, pra emitir o boleto e enviar pra sua casa com o valor da taxa a pagar. Ou seja, se estiverem rastreando o track (SE o site dos Correios o atualizarem correta e diariamente), souberem que sua caixa já está na agência e não quiserem esperar mais mais uma semana pra pegar o doll, precisam ligar pra agência em questão e perguntar o valor da taxa, pois eles não aceitam pagamento em cartão e vocês precisam ir com o dinheiro contato, em espécie. 

  Nem vou dizer que dependendo do montante é um perigo andar na rua com ele, né? 


 Nós temos que pagar impostos absurdos, esperar o tempo de uma parto e ainda correr o risco de ser assaltado na rua porque as agências não aceitam cartão de débito. 

  Isso se, veja bem, você não tiver a apavorante notícia de que seu doll querido foi roubado durante uma ocorrência com um carro do Sedex em algumas de nossas rodovias 'tão' seguras... Linha Vermelha, oi?

  Por esse motivo a parte de esperar o doll me é tão sofrida. 

 Sou uma pessoa ansiosa por natureza, do tipo que quando tem um compromisso cedo no outro dia, não dorme a noite. Agora junta tudo isso com os possíveis destinos acima mencionados e taí uma colecionadora angustiada com a ideia de esperar um doll por meses.


 É tão ridículo e surreal imaginar que no Brasil, nosso real pavor começa quando o doll chega em território nacional, né? Quando o que nos amedronta deveria ser o que poder acontecer fora do nosso país...

 Pois é.

 Acho que por isso que minha lista de doll diminuiu tanto. Tenho pensando mais em aproveitar os que tenho e colocar logo as mãos nos que estão a caminho, me dar umas férias dessa ansiedade, dessa parte do hobby...


 E assim até o cofrinho agradece por ficar em paz por algum tempo! :3





3 comentários:

David disse...

Sei bem como é isso.

No final de fevereiro, meu celular quebrou e, como não tinha a peça de reposição em nenhuma autorizada (e quando tinha, queriam me comprar um rim e um pâncreas pelo serviço), fui obrigado a comprá-la de um vendedor da China no eBay.

Mandei vir por EMS por causa da urgência de ficar o menos tempo possível sem telefone.

Pois bem, a peça foi postada na China no dia 05/03 e chegou no Brasil dia 13/03. Entretanto, do dia 13/03 até o dia 22/04 ficou jogada na Unidade de Tratamento Internacional em São Paulo esperando ser taxada. Ela só foi liberada no dia 22/04 porque abri um Pedido de Informação no SAC dos Correios para saber o que estava acontecendo.

Resultado: por conta disso, estou há dois meses sem celular. Ainda bem que tenho outra linha, pois se dependesse apenas de uma linha de celular, estaria perdido.

Agora, estou no aguardo no tamanho da facada que vai ser a taxa para eu pagar.

Clari disse...

Acabei sabendo esses dias (er, meses) o que é isso hauhua~ Quase quatro meses para chegar minha SD + primeira facadinha amigável de alfêndega ¬_¬ ~D:... É aquilo de encomendar e esquecer, senão a ansiedade nos devora o_õ ~ Quando chegou foi aquilo de dormir, comer, passear pelos campos com a caixa... xD.

vonBorowsky disse...

Nossa, leio isso nem me dá vontade de me arriscar comprando uma doll =/