domingo, 13 de agosto de 2017

No One Like You - Sobre Quem Nossos Personagens Realmente São


 Quem me segue no instagram ou eu algum dos grupos de BJDs que administro já sabe que vendi dois dolls recentemente, sendo um deles o Lahoo da Dream of Doll, que era o meu Rowan. 

 Tirando hoje a faceup do Rowan eu tive uns pensamentos curiosos e esclarecedores. Acho que o mesmo aconteceu quando tirei a faceup do Domi (Elf Ducan), mas na época não fiz post algum e depois de um tempo havia me esquecido do que senti na hora. 

 Desmontando o Lahoo (que era o modelo do Rowan) ainda segurei a cabeça dele por um tempo e fiquei olhando o nariz, a boca, sentindo apertar um pouco o peito com a sensação de ter vendido o doll. Sentindo o personagem ali ainda.

 Então, fui retirar a faceup ainda com aquele apertinho. Depois de remover completamente as tatuagens o aperto foi afrouxando e me veio a memória exatamente a mesma sensação de 'está tudo bem' que tive quando removi a faceup do Elf Ducan. O motivo? Aquele é só o molde, não o MEU personagem.

 Um doll é a concha que envolve o seu personagem, não é ele todo. 

 A faceup do doll ajuda a compor o meu personagem, as suas roupas, a sua personalidade (que conto com foto história ou com narrativas literárias ou HQs, a cor da wig, os detalhes da psicologia, o modo como o visto. Tudo isso compõe o meu personagem e o personagem de todo mundo que é autor de verdade.

 Por isso não concordo quando as pessoas negam que uma cópia é uma cópia 'só pq não é o mesmo modelo', porque uma cópia de um personagem é mais do que escolher o mesmo modelo, aliás, pode nem ser o mesmo. Uma cópia é pegar características, nuances, replicar detalhes de vestimenta, de faceup, de cor de olho, de histórico, de personalidade ou até mesmo o modo como o autor se refere ao personagem.

 Porque nossas criações são feitas disso.

 Sem a faceup, sem os detalhes que citei acima o Lahoo não é nada mais do que um modelo lindo da Dream of Doll, mas ainda não é meu Rowan. Sem minha assinatura, dedicação e amor a criação o Lahoo é só uma casca onde o Rowan repousou e migrou pra outro lugar.

 Mas o Rowan... esse sim é insubstituível porque é parte de mim, e por isso ele também é 'incopiável'. ^_^-


Head do Lahoo sem a Faceup que o caracterizava como Rowan


Nenhum comentário: