quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Conheça os BJDs


BRINCAR DE BONECA NÃO É SÓ COISA DE CRIANÇA

(* Este texto foi originalmente publicado na Revista Neo Tokyo e foi reescrito e reeditado para ser publicado aqui.)
Agradecimentos ao pessoal do Resin Heaven pelo texto técnico sobre dolls que ajudou na busca para iluminar os leitores.  

  • BJD: Que Raio É Isso?

 ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls), são bonecos feitos de resina, o que os tornam objetos frágeis ao manuseio. Possuem articulações esféricas, presas a elásticos que passam por todo o seu corpo, unindo os membros e possibilitando várias posições e poses naturais, deliciando fotógrafos amadores e até mesmo alguns profissionais.  

 São extremamente customizáveis, sendo possível trocar desde seus olhos, perucas, roupas, sapatos e maquiagem ou até deixá-los totalmente híbridos: cabeça de uma loja num corpo de outra loja.

 Por essas características chamam mais atenção que os demais bonecos vendidos no mercado, pois é possível ao colecionador montar um personagem de própria autoria, ou ter consigo um personagem querido de algum livro, filme ou animação. Um mesmo modelo pode ter mil aparências diferentes.

 Algumas lojas oferecem também a opção de moldar um minimee, ou seja, um doll a partir de referências fotográficas do dono ou de alguma celebridade.

 É o sonho de muitas pessoas terem um mini cantor de J-pop/Rock, um mini astro de Hollywood, ou um mini namorado, todo feita em resina, em casa, trancadinho no armário onde naturalmente tais pessoas de verdade se recusariam a ficar, claro.

  • Como Faço Para Customizar Um BJD Como Quero?

 Como um doll é totalmente customizável, encontramos uma variedade de produtos para eles, que vai desde materiais pra se fazer a maquiagem, roupas temáticas (fantasias típicas, vitorianas, medievais, steampunk, estilo J-Rock e muitas outras) até ferramentas para se modificar a própria escultura do BJD e deixá-lo como o dono desejar. 

 As lojas que vendem os dolls geralmente vendem também estes produtos; algumas outras se dedicam exclusivamente à venda de objetos de customização.

 Em alguns fóruns internacionais é possível encontrar colecionadores que montam suas próprias grifes de roupas, sapatos ou serviços de maquiagem facial ou corporal (make up ou face up body blushing).

 Os tamanhos desses produtos variam de acordo com o tamanho e proporção do doll de sua escolha.

  • Quais São os Tamanhos de BJD?

 Os centímetros e milímetros exatos variam de loja para loja (XD), mas os tamanhos padrões vão de 10 a 80 cm.

 Os mais comuns são:

TINY: sua altura varia entre 22 e 26 cm. 

MSD: até cerca 45 cm. 

SD: entre 60 e 80 cm. Existem alguns de 50, mas são raros.

 Os Tinies (22 cm) e MSDs (45 cm) em sua maioria possuem rostos mais infantis, enquanto os de SDs  têm traços por vezes mais adultos.

 Porém a construção do personagem depende só da imaginação, do gosto e da vontade do dono.

  • Quais os Itens Para Customização?

 Levando em conta essa variação, as lojas já indicam em seus sites o tamanho correspondente a cada item.

 Por exemplo, se for comprar uma peruca para um doll de 45 cm, a loja geralmente deixa na página a medida da cabeça ou a definição MSD (ou os nomes pelo quais os bjds de 45 cm são chamados na loja em questão).

 Os olhos, no entanto, podem sofrer maior variação, pois o tamanho não depende somente do tamanho do doll, mas da sua proporção também.

 Um bjd de 45 cm pode muito bem usar um par de olhos de 16 mm, assim como um doll de 60 cm ficará bom com um par de 14 mm, pois dolls mais realistas (que fogem um pouco da estética mangá/anime) possuem cavidades oculares menores.

  • Como Faço Para Comprar um BJD ou Itens Para Ele?

 A maioria das lojas de dolls são coreanas ou chinesas (ainda há uma japonesa), e geralmente  só tem opções de menu na própria língua e em inglês em seus sites. Nessa hora é preciso fazer uso das suas habilidades ou pedir ajuda a um amigo, pois eles não são vendidos em lojas nacionais, nem mesmo importadoras.

 A venda é feita pela internet, e tudo depende de você ter fé em lojas do outro lado do mundo… ou não. Aliás, exatamente por esse motivo é bom conversar com algum colecionador mais experiente e saber dele informações sobre a loja em que deseja comprar seu doll: se é uma loja confiável, se embalam os pacotes direito, quais os prazos de entrega, etc.

 Outro fator importante é prestar atenção a tudo o que o site explica, desde a forma de pagamento ao tempo de espera para o doll ser produzido e enviado para você. E até mesmo se detalhes como a maquiagem, roupas, peruca, olhos ou sapatos, que estão no BJD na foto de divulgação da loja, virão com o seu quando o adquirir.

 Os BJDs, por serem feitos de resina, um material que sofre com a ação do tempo, são produzidos somente após pedido e pagamento efetuados pelo comprador. Essa produção pode levar de um a três meses (em casos de dolls limitados, vi casos de alguns demorarem um ano para serem feitos e enviados). Por isso é necessário paciência!

 As formas de pagamento incluem cartão de crédito internacional que transfere o pagamento diretamente para a loja, cartão de crédito via paypal ou transferência bancária. Nesse último método as taxas internacionais cobradas podem ser exorbitantes, por isso fuja para as duas primeiras opções e no caso delas, seu cartão de crédito tem que ser internacional e o valor do doll mais o envio devem estar disponíveis no limite total do cartão.

  • Posso Comprar Um Pra Minha Irmãzinha ou Pro Meu Filhinho?

 É importante deixar claro: BJDs não são brinquedos para criança!

 BJDs são dificílimos de manusear (as juntas podem machucar dedos pequenos), são muito frágeis, e tem peças pequenas que podem facilmente se soltar por descuido e estragar todo o doll. Algumas lojas até mesmo os recomendam para pessoas maiores de 16 anos.

 Pelo valor e sua fragilidade, os dolls são considerados peças de colecionador, e não brinquedos.
Se mesmo assim você quiser dar um de presente a alguém de menos idade, é por sua própria conta e risco (e de sua carteira). 

 Muitos os compram pela sua beleza e riqueza de detalhes, deixando-os expostos em prateleiras; outros preferem montar personagens seus ou que admiram, em cima do modelo de BJD que escolheram pra si, criando histórias e personalidades complexas, como faria um escritor com um personagem querido.

 Como você podem ver, é um brinquedo para adultos.

  • Comprei Meu Doll. E Agora, Como Lidar?

 Algumas dicas bem preciosas e que seu doll (e seu bolso) vão agradecer muito se você  seguir:

- Por ser feito de resina, o seu doll vai amarelar depois de um tempo, vai acontecer com você querendo ou não. Essa é uma característica da resina, não há o que fazer para evitar, mas pode-se tomar cuidados extras e usar recursos que retardam um pouco esse processo, como evitar expô-lo a luz direta do sol e fazer o body blushing.

- A maquiagem facial (make up) é feita em sua maioria por lápis de cor aquarelável, giz pastel seco e tinta acrílica. JAMAIS use outros produtos em seu doll, pois isso pode manchar a resina.

-Justamente por ser feita com produtos perecíveis, a maquiagem pode sair ou lascar em algumas partes com o tempo. Para que ela dure mais, você pode adquirir numa loja de doll, máscaras de acetato (face mask) e guardar sempre seu bjd com ela, assim como usá-la quando for transportá-lo para algum lugar.

- Evite passar os dedos no rosto de seu doll, ou usar nele material que contenha óleo em sua composição, pois isso também mancha a resina.

- Para remover a maquiagem se quiser fazer outra, basta usar thinner.

- Aqui no Brasil usamos muito o thinner da marca Acrilex. É fácil de encontrar e não danifica seu doll (não se assuste, ele derrete plástico, mas não derrete resina). Após o uso do thinner lave muito bem o seu doll com água corrente e detergente neutro, pois se o thinner ficar muito tempo em contato com a resina, causará danos.

- O fixador de maquiagem é mais chato de encontrar. Fixador é um verniz em spray que usamos para selar a maquiagem do doll depois de pronta, o que fará com que dure, não fique saindo na mão e também proteja um pouco da luz do sol. O verniz mais indicado para se usar em BJD, ajudando até mesmo o material da pintura a aderir melhor, é o MSC (Mr. Super Clear)

Existem vários tipos como: MSC Flat (Fosco), MSC Semi-Gloss (semi-brilhante), MSC Gloss (brilhante), além da versão UV Cut, que contém filtro solar ajuda a bloquear os raios ultra violetas. Infelizmente esse verniz só é encontrado em lojas internacionais especializadas em montagens de kits diversos (garage kits, carrinhos, aero modelos, etc), onde pode ser comprado via  paypal ou cartão de crédito internacional.

- Alguns colecionadores já tentaram usar vernizes foscos nacionais em seus dolls no lugar do MSC, mas os resultados não foram nada satisfatórios, deixando dolls com o rostos brilhosos e aspecto de pele oleosa.

- Outra maneira de cuidar bem é evitar forçar o elástico sem necessidade. Se tiver dedos nervosos (como eu), compre uma daquelas bolinhas de fisioterapia pra não descontar estresse nos dolls, pois esses movimentos repetitivos farão com que o elástico esgarce e você precise desmontar o doll inteiro para trocá-lo.

- Ao manusear um doll, tome cuidado, pois uma queda pode ser fatal. A resina é um material quebrável, bem frágil mesmo. Dependendo da altura em que seu doll cair, ele pode ficar em pedaços.

  • Agora Tenho um Doll e Cuido Bem Dele. Mas Sofro Preconceito Por Ser um Adulto Que “Brinca” de Boneca”!

 Antes de mais nada, vamos deixar claro uma coisa: o dinheiro é seu e você o usa como bem entender.
Ficou claro esse ponto?

 Ótimo!

 Adiante: qualquer pessoa com hábitos fora do comum se tornam alvo de comentários. Todos os que “não se encaixam em padrões” são vistos com desconfiança. Infelizmente as pessoas tem hábito de desconfiar de tudo o que é diferente…

 Quer dizer que você tem que aceitar o que falam? NÃO!

 Hoje em dia a gama de hobbies diferentes se multiplica cada vez mais. Da mesma forma como existe esportes radicais como bungee-jumping e le parkour, existem aqueles que aderem a hobbies “artísticos” e “performáticos” como os gamers (jogadores adultos de games, que colecionam e discutem games), RPG (role-playing game, jogo de interpretação de papéis), cosplay (costume play, reproduzir, vestir e representar figurinos de personagens de desenhos e filmes) ou o nosso caso, colecionar BJDs. Se no esporte o desafio é a superação das habilidades do corpo, nos hobbies artísticos o desafio é o refinamento da habilidade de criar.

 Tanto é que entre os colecionadores de dolls, os que mais se atraem pelo hobby em geral já são maiores de idade profissionais ou se profissionalizando em áreas ligadas a criação: Design, Moda, Roteiro, Redação, História em Quadrinhos, Artes Cênicas, Dublagem… pessoas com imaginação e senso estético de sobra.

 Mas infelizmente, nem todo mundo compreende e respeita a cabeça de quem está ligado a área de artes. 

 Quantas vezes ouve-se falar que “artista é tudo louco” e coisas assim?

 O principal preconceito enfrentado por quem curte  diversões “ingênuas” como games, desenhos animados e brinquedos é ser tido como “infantil”, “imaturo”. Mas ser maduro significa somente ser responsável pelos seus atos e ser capaz de trabalhar e se sustentar. Se tivesse outro significado, porque beber até cair em um fim de semana seria mais “socialmente aceito” que tirar fotos de um doll? Porque a troca de agressões verbais e físicas  por causa de times esportivos ainda é parte de um passatempo “adulto” que ninguém questiona?

 A verdade é que não há nenhuma justificativa lógica para ser mais socialmente aceito torcer 
(em alguns casos, enlouquecer)
por um time de futebol ou se acabar de dançar até de manhã em um clube noturno que jogar um jogo na quadra, tabuleiro ou de joystick nas mãos; ou mesmo colecionar o que quer que seja, selos ou dolls. O que dita porque um hobby é mais aceito que outro são preconceitos e regras sociais e o quanto as pessoas as abraçam.


 Como diz o quote de Bob Marley usado por uma colega de fórum: “Vocês riem de mim por ser diferente; eu rio de vocês por serem todos iguais”.

18 comentários:

Luciene Nascimento disse...

Confesso que eu não conhecia os Dolls antes de ver os da Fran. Cheguei a "pagar um mico" perguntando a ela o que era...=/
Mas depois fiquei encantada, muito, muito legal mesmo!!!!
E nem dá medo não, pelo menos não olhando daqui, rs (coloquei na minha lista de desejos a realizar" a compra de um Doll; daí, se tiver medo vou tratar de perder kk).
Muito legal, não sabia que dava pra customizar!!!
Parabéns pelo blog e pelo texto que faz qualquer leigo (como eu) saber o que é e desejar ter um desses bonecos lindoosss. XD

Lady LoLo disse...

OMG me indique a loja que faz mini me e onde vende outfits e acessórios steampunk *o*
Adorei a frase do Bob Marley! Esse preconceito de familiares e amigos me incomodava bastante, mas já deixei pra lá. Eu reprimir minhas vontades não vai me deixar mais feliz nem mais "normal" XD~

Anônimo disse...

Ameeeei demais seu blog *o*
Estou conhecendo Dolls agora e me apaixonei já *o*
Você pode molhar o Doll? Eu vi umas fotos na net com eles na água o.o

Fran Briggs disse...

Oi Mah, tudo bem?

Pode molhar o BJD sim, mas tomando cuidado pra não molhar o elástico e se molhar, tem que desmontar o doll inteiro e deixar secar bem por dentro e o elástico, pra não mofar tudo. ^^

Nahel disse...

Boa tarde,
Fico um pouco preocupada, pois sou apaixonada por dolls, mas não sei de nada! Ouvi dizer que é possível trocar os olhos de um doll, como se faz isso? ´´e melhor comprar só o doll para depois comprar as roupas e objetos customizáveis, ou comprar ele já completo? Como mexe nas articulações?
Grata.

Nahel disse...

Boa tarde,
Gostaria de sabero que vale mais a pena: Comprar o apenas o doll (sem roupas, acessórios nem objetos customizáveis) ou já comprá-lo completo?
Grata.

Fran Briggs disse...

Oi Violet! Tudo bem?

Sobre comprar o doll mais os itens, acho que vale a pena compra-los juntos, mesmo que não na mesma loja. Pois geralmente os dolls vem sem roupas, wigs e olhos, quando não fazem parte da linha fullset ou limitados com itens limitados.

Sobre as outras perguntas, basta só dar uma olhadinha nos demais posts do blog que temos várias fotos e postagens sobre os BJDs. :3

Beijinho e obrigada pela visita! ^^

Anônimo disse...

Oi Fran! Adorei o post, ele explica bastante coisa... mas ainda tenho uma dúvida q não vi em nenhum outro lugar em q já pesquisei. Sobre a resina começar a amarelar com o passar do tempo já entendi q é inevitável, em todo blog há essa confirmação, mas e depois q o pesadelo começa... tem como trazer a cor natural com algum produto ou até msm alguém q faça restauração??
Essa dúvida anda me assombrando e como sou mto perfeccionista esse é um dos impedimentos de eu não adquirir uma BJD >.<

Fran Briggs disse...

Olá!

Infelizmente não há um modo de restaurar a cor de um BJD depois que ele amarela. Talvez o único modo eficiente seja o de lixar TODO o doll, tirando a camada externa de resina e deixando a mais clarinha a mostra.

Mas é um processo que não pode ser repetido várias vezes, tendo em vista que, ao lixar demais você pode tirar detalhes do molde original do doll e deixar algumas peças muito finas e sensíveis a quedas, etc.

O amarelamento, como já dito, não é algo que possa ser contido. É um processo natural e gradual da resina e não há como voltar atrás quanto a isso.

O que se pode fazer é sempre proteger bem o doll de lua direta por muitas horas, passar uma camada de MSC UV CUT no corpo dele todo pra bloquear um pouco os raios ultra violetas. Assim o seu doll vai amarelar, mas não vai mudar tanto a cor.

Já vimos casos de dolls de anos amarelarem de um jeito até legal e ficar com uma cor bonitinha - o Meu Rowan (DOT Lahoo) está assim e eu gosto bastante. ^^

E já vimos casos de dolls que amarelaram tanto que ficaram da cor de água de salsicha, mas esse segundo acontece mais quando o dono não cuida direito do BJD.

O importante é a manutenção constante e os cuidados sempre com a luz direta por horas seguidas. =D


Anônimo disse...

Oi, meu nome é Aline e eu estou um pouco insegura, vou comprar minha primeira BJD.
Minha duvida é se a Aliexpress é confiavel
É um site de compras com varias lojas, a loja é Princeton Land.
Será que alguém saberia se estas são confiaveis?

Fran Briggs disse...

Aline, as lojas do Aliexpress só vende dolls pirata (recast) jamais aconselhamos a comprar qualquer doll nesse site! Nunca.

O melhor lugar (e mais seguro) pra comprar BJDs são as lojas oficiais. No link do forum abaixo você se inscreve e consulta os vários links de lojas oficiais que existem por lá, oka?

http://www.resinheaven.com.br/

Beijinhos e boa compra!

Anônimo disse...

Olá Fran tudo bem? :D
Eu quero adquirir meu primeiro BJD, e li em vários posts de outros blogs e no facebook que os colecionadores são sempre taxados pela alfândega e queria saber se você já foi taxada e quanto foi que você pagou para poder retirar seu BJD nos correios?
Desde já agradecida. Abraços :D

Fran Briggs disse...

Olá, tudo bem?

Eu já fui taxada sim, na verdade eu fui taxada em 90% dos casos. O meu primeiro doll chegou taxado, foi um Elf Ducan da DoD e na época eu paguei 270 e poucos reais de taxa. Mas estamos falando de um época em que o dólar estava há uns 2,00 mais ou menos. Hoje esse valor seria de 60% do valor declarado na caixa (pela loja) + a correção da moeda sobre o dólar.

Então, quando o colecionador compra um doll hoje ele precisa reservar pelo menos 60% do valor que a loja declarou e esse valor já deve ter a conversão pelo valor do dolar frente ao real.

Já vi amigos sendo taxado em 400 e alguns até em 1.200 reais. Depende muito do tamanho do doll, do valor declarado e do cara da RF se ele vai pesquisar o valor real do doll ou não. :/

Anônimo disse...

Oi Fran,gostaria de saber alguma loja que envie a doll para o brasil, e claro que seja confiavel :)!

Beijocas

Fran Briggs disse...

Olá, entra no nosso grupo que o pessoal pode indicar várias lojas por suas experiências, oka?

Beijinhos!

https://www.facebook.com/groups/Makemereal/?ref=bookmarks

Unknown disse...

OLá, gostaria de saber se poderia me dizer fornecedores de peças e materiais para produção das bonecas BJD, e ainda se existe algum curso relacionado a área.
Obrigado.

Ana Ramos disse...

Olá, eu sou a Ana, eu queria saber qual o material adequado para fazer uma BJD. Eu estou pensando em começar á fazer essas bonequinhas lindas e que dão um trabalhão u.u Mas não sei qual material usar. Já tentei com biscuit, não deu certo, quero tentar com porcelana, mas não sei qual tipo usar, e também quero tentar com argila... Pode me dizer qual o melhor?
Obrigada desde já!

Dilalilac disse...

Acho que dependendo da cor da resina, esse processo pode ser bem diminuído ou evitado. Tem as Tan, as de pele mais escuras, e mesmo as que já tem pele naturalmente amarelada. Então acho que esse problema é maior nas que são rosadas ou brancas. Mas posso estar falando besteira tbm kkkk, não tenho uma a tanto tempo assim.